O HOMEM NU (1967)
DE UM CONTO DE FERNADO SABINO
SINOPSE
Em seu apartamento, Silvio Proença, professor de música folclórica, prepara-se para ir à São Paulo, afim de participar de um Congresso e lançar um livro. Marina, sua esposa, não quer acompanhá-lo.
Primeiro, ele atende vários compromissos para, afinal chegar ao aeroporto. Enquanto aguarda a chamada para embarcar, junta-se a um grupo de amigos artistas boêmios, que serão seus companheiros de viagem. Devido ao mau tempo em S.Paulo, o vôo é transferido de horário.
Eles resolvem então procurar um lugar mais alegre para divertirem-se. Acontece que todos vão parar no apartamento da cantora Marialva, onde cantam, dançam e bebem.
Resultado: Proença dorme no apartamento de Marialva. No dia seguinte quando acorda, completamente nu na cama da cantora, verifica que os amigos o abandonaram, deixando-o perder o avião. Levanta-se, enrola-se num lençol e vai até o banheiro, mas a cantora já o havia ocupado.
Enquanto espera resolve fazer o café. Depois vai apanhar o pão, em frente à porta do corredor. Nisto o vento fecha a porta e prende o lençol, deixando-o completamente nu do lado de fora.
A porta está trancada por dentro. Proença grita por Marialva, mas em vão. Aterrorizado, precipita-se para a campainha, tocando-a insistentemente.
Súbito a porta de um apartamento abre-se... Um casal dá de cara com ele. Alarme geral: um homem nu! Pega! Pega! Pega! Sobressaltado, Proença vai se ocultando como pode, quando alguém desce uma escada ou chama o elevador.
No porão, onde consegue chegar, esconde-se num guarda-roupa e dentro dele é transportado com uma mudança para Copacabana. Descoberto, começa uma fuga desesperada, indo parar em Ipanema.
Envolvido numa série de peripécias curiosas, sempre procurando ocultar-se, já então com a polícia em seu encalço, ele penetra no "Country Club".
Perseguido, invade um vestário cheio de homens nus...
Dai em diante, o que acontece é algo gostoso, que provoca um final inesperado.