NASCE UMA MULHER (1983)
SINOPSE
NASCE UMA MULHER - uma comédia de costumes - se passa em São Paulo, num bairro de classe média.
É um filme que trata do amor entre Jô (dezesseis anos) e Nando (vinte e poucos), misturando as alegrias e tristezas de um romence urbano.
No dia do aniversário de Jô, sua mãe, e a seguir seu pai descobrem que ela não é mais virgem - toma pílulas anticoncepcionais.
A festa armada com muito empenho e carinho, se transforma então num verdadeiro pandemônio, pois a mãe de Jô não consegue se conter diante do fato consumado e acaba por acusar a filha na frente de todos os convidados: Jô não é mais a menina que todos, ou melhor, que ela acreditava ser.
A acusação não fica só relacionada a Jô. Envolve, e seriamente, também suas amigas. E, envolvendo as amigas de Jô, envolve pais e mães das amigas de Jô.
A confusão que se estabelece faz com que Jô se revolte e tente sair de casa, pois além da humilhação que a mãe lhe impôs, o falso perdão que o pai lhe dá, a situação fica mais agravada pro outro fato: Nando, que ouviu passivamente todo o conflito não defende a companheira. Ao contrário, se esquiva, procura contemporizar com ela e acaba por humilhá-la ainda mais.
Acaba então o mundo cor de rosa de Jô.
Acaba sua infância, sua adolescência, transformando-a rapidamente em mulher ainda jovem, que mesmo amargurada, mesmo amando quem não soube compreender sua entrega, resolve todar a vida para a frente, a seu modo.
Nasce um Mulher!